-
Durante o primeiro semestre, as turmas da “Educação Infantil” trabalharão com o projeto “A Villa está no Sítio ou o Sítio está na Villa?”. Os objetivos e metas são traçados levando em consideração os interesses, necessidades, limitações, expectativas e potencialidades dos alunos. Alguns tópicos são fundamentais e levados em consideração no momento da elaboração do projeto. São eles: – Os temas a serem desenvolvidos; – As competências e habilidades que os alunos precisam desenvolver; – Os conceitos integradores (conceitos abordados); – Os objetivos a serem alcançados; – As informações e conceitos anteriores que as crianças já possuem (levantamento de conhecimentos prévios); – Os materiais e procedimentos a serem utilizados; – A organização do espaço e as relações na sala de aula; – As relações interpessoais; – A organização do tempo. A escolha deste tema foi com a intencionalidade de propor uma viagem entre a cultura, a diversidade e a fantasia. Este projeto viabiliza a possibilidade de levar as crianças a conhecerem a riqueza da nossa cultura literária, criando uma identidade própria com o “Sítio do Picapau Amarelo”. Com ele, resgatamos as cantigas de roda, as brincadeiras, os brinquedos da época e a culinária. Nossos personagens possuem características próprias e nos remetem a um universo cheio de diversidades e encantamento. A Dona Benta nos lembra o aconchego, despertando a afetividade, a boneca de pano Emília nos remete a lembrança de brinquedos antigos, o Visconde de Sabugosa é o estudioso e intelectual, Narizinho e Pedrinho a infância, inocência e sonhos, Tia Nastácia os quitutes e diversas receitas, Tio Barnabé contos e causos, o Saci Pererê as lendas e travessuras. Para introduzirmos o projeto de uma maneira diferenciada, propiciando o encantamento de nossas crianças, iniciamos com a apresentação dos mascotes (personagem que será trabalhado por cada turma). As educadoras organizaram o espaço de maneiras criativas, utilizando caixas surpresa, malas, tecidos e outros itens que instigaram a curiosidade e levaram as crianças a levantarem hipóteses sobre quem seria o personagem escondido. Apreciem alguns momentos vividos por nossas crianças durante a introdução do projeto pedagógico 2020.
Fotos