-
Minibaby
Temos como objetivo ao trabalhar com a turma do “Minibaby” oferecer às nossas crianças, novas possibilidades de aprendizados, vivências e desafios em um espaço mais amplo, com novas e variadas estimulações, o que, consequentemente propiciam novos aprendizados.
As crianças nesta faixa etária apresentam como maior fonte de aprendizado as percepções, táteis, visuais e auditivas. Sendo assim, internalizam novas vivências ao manusearem o objeto de aprendizado e ao perceberem suas características e possibilidades, por esse motivo, necessitam de atividades envolvendo experiências lúdicas. O desenvolvimento das crianças na primeira infância depende das oportunidades de aprendizagens oferecidas pelo mundo que as cerca. Oferecer diferentes materiais as crianças é uma maneira de ampliar a capacidade de expressão e contemplar as inúmeras possibilidades que se apresentam diante das atividades que envolvem os sentidos.
Sendo assim, pensamos em um miniprojeto que proporcionasse um mundo de possibilidades e experimentações, envolvendo as sensações, proporcionado as crianças a oportunidade de exploração de diferentes materiais e experiências através de texturas variadas, ampliando sua capacidade de expressão e percepção do mundo.
Através das atividades elaboradas, nossas crianças tiveram a oportunidade de:
– Explorar diferentes materiais observando as suas características, propriedades e possibilidades de manuseio.
– Estimular principalmente os sentidos do tato, visão e audição.
– Explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais, motoras e movimentos de pressão, encaixe, rasgar, amassar, colar e pintar.
– Ampliar gradualmente o conhecimento do seu corpo, a fim de aperfeiçoar seus recursos de deslocamento e ajustar suas habilidades motoras.
– Deslocar-se com segurança e destreza no espaço, desenvolvendo atitudes de confiança em suas próprias capacidades motoras.
No decorrer do mini projeto, utilizamos como recursos:
– Manuseio de diversos materiais: Esponja, lã, lixas, algodão, plástico bolha, penas, massinha de modelar, amassar papéis variados como celofane e crepom, pinturas variadas com tintas, pinturas com giz de cera, rasgaduras variadas e colagens, brincadeiras com balões coloridos, manuseio de areia, geleca, gelatina, sagu, macarrão, pipoca, enfim, propiciamos o manuseio e a percepção de diferentes sensações táteis.
– Contações de histórias: – Utilizando livros, fantoches, dedoches, aventais decorados, bonecos de tecido, materiais não convencionais, cartazes, etc..
– Recursos sonoros: – Diferentes instrumentos, músicas variadas, manipulação de brinquedos e materiais sonoros, brincadeiras musicais, sons produzidos pelo próprio corpo, rodas cantadas, enfim, estimulações envolvendo a sonoridade e a percepção auditiva.
– Recursos motores: – Atividades lúdicas como correr, saltar, encaixar, traspor obstáculos, percorrer circuitos, dançar, engatinhar, rolar, etc…
Com o desenvolvimento do projeto, nossas crianças desenvolveram diversas habilidades e adquiriram novos conhecimentos, dentre eles o:
– Desenvolvimento de identidade, autonomia e iniciativa para fazer escolhas.
– Ampliação da linguagem visual através de atividades envolvendo as Artes Visuais.
– Desenvolvimento da expressão corporal através da música.
– Desenvolvimento da Linguagem oral.
– Desenvolvimento de noções de espaço, tempo, velocidade (rápido, lento, depressa, devagar).
– Conhecimento do corpo humano: equilíbrio, coordenação motora, sensações, percepção de ritmo, flexibilidade, controle muscular: encaixar, enfiar, pegar e soltar, subir e descer, empilhar, chutar, escorregar, engatinhar, dançar, correr, andar, saltar, manusear, entre outros, noções de lateralidade.Deixamos claro que o aprendizado é contínuo, ininterrupto e evolui cada vez mais, desde que as crianças tenham as oportunidades de serem estimuladas no decorrer de seu desenvolvimento enquanto seres pensantes e capazes. O nosso maior objetivo ao oferecermos tais estímulos às nossas crianças, é semearmos o verdadeiro aprendizado, aquele que não será esquecido e que florescerá no decorrer de suas vidas… Pois acima de tudo, o verdadeiro aprendizado deve ser significativo.
Apreciem alguns momentos vivenciados o decorrer do nosso trabalho com essa turminha tão especial.
As estimulações pedagógicas envolvem momentos onde as descobertas predominam através de brincadeiras, músicas e se interligam formando uma rede de aprendizados significativos e adequados ao interesse das crianças.
Uma excelente ferramenta pedagógica é a “Mesa de luz”, bastante utilizada nas escolas que seguem a filosofia de Reggio Emília. Os alunos podem experimentar, levantar hipóteses, realizar observações e descobertas visuais e sensoriais. Durante as atividades, as crianças trabalham com elementos e materiais para como folhas de árvores, papeis coloridos e transparentes, moldes para gerar sombras, botões, moldes de letras, moldes de figuras, linhas, palitos, entre outros.
As atividades recreativas são fundamentais para o desenvolvimento da criança tanto no aspecto cognitivo como social. Podem abranger estimulações motoras assim como alguns estímulos artísticos. A turma do Minibaby participa com muito entusiasmo dos momentos propostos.
Nesta atividade nossos artistas estão produzindo uma pintura coletiva no azulejo, utilizando as mãos e tintas variadas. Temos como objetivo desenvolver o gosto pela arte, assim como as habilidades de coordenação motora fina, a criatividade e possibilitar novas descobertas.
Na sala de Informática Interativa as crianças têm a possibilidade de realizar observações que estão vinculadas aos conteúdos abordados, visualizar os animais trabalhados em seu habitat natural, escutar as músicas apresentadas e também realizar registros que são impressos para que observem o resultado final de suas produções.
As atividades de traspor obstáculos (circuitos) e andar sobre diferentes texturas auxiliam no desenvolvimento motor, coordenação motora, equilíbrio, assim como na resolução de situações problemas.
Nossos pequenos vivenciam momentos nos quais a fantasia predomina… Olha só como estão atentos!!! A contação de histórias é um riquíssimo material de apoio para o desenvolvimento da oralidade, atenção e imaginação.
Quanta cor, quanta luz, quanta criatividade!!! Nossos artistas participaram da “Feira do livro”, que aconteceu no primeiro semestre de 2019.
A dança auxilia o desenvolvimento não só das habilidades motoras, como também da percepção auditiva e ritmo. As crianças pequenas apreciam muito esse tipo de estímulo, e tais atividades acontecem com frequência na rotina do “Minibaby”.
Depois de dançar tanto, sempre aparece uma “fominha”. Aqui a turminha do minibaby está organizada no refeitório para o momento do lanche. Esse tipo de organização permite que adquiram maior independência, pois já iniciam o movimento de tentar organizar os seus pertences como a toalhinha, o manuseio dos utensílios da lancheira e o cuidado com o próprio lanche.
No parque, as crianças vivenciam diferentes momentos, nos quais tem a oportunidade de interagir com os amigos, assim como experimentar diferentes desafios ao utilizar os brinquedos (sempre com o acompanhamento das educadoras).
O espaço da “Casa da boneca”, também é bastante apreciado pela turminha do Minibaby, pois brincando dramatizam situações do seu cotidiano. Através do brincar, tentam resolver conflitos, aprendem a dividir e exercitar a socialização.
As aulas de “Música e Movimento” são de grande importância, pois servem como recurso para a criança descobrir o mundo que a cerca, propiciam uma intensa relação afetiva com o “outro”, estimulam o raciocínio, desenvolvem habilidades motoras, a capacidade de discriminar, comparar, classificar e identificar através dos sons, além de educar o “ouvir”, a atenção e a coordenação motora.
O espaço do ateliê proporciona uma variedade de possibilidades artísticas, pois as crianças experimentam pintar, misturar cores, realizar colagens, enfim, esse espaço é um dos preferidos dos nossos pequenos.
Através deste pequeno texto e com a apresentação de algumas fotos de momentos vivenciados em nossa rotina, vocês tiveram a possibilidade de observar um pouco de todos os estímulos oferecidos para as nossas crianças do Minibaby, mas muito ainda vem por ai, afinal estamos em um espaço que propicia a ludicidade como principal ferramenta de aprendizado…
-
Perguntas e Respostas
Quantas crianças são por turma?
São 12 crianças por turma, com 1 professora especialista e 2 auxiliares de classe .
Quantas refeições os crianças fazem por dia no Minibaby?
As crianças fazem por dia 2 refeições principais e 2 lanches a base de frutas frescas.
Como são elaboradas as refeições?
As refeições principais são elaboradas e entregues diariamente, por um restaurante especializado em alimentação infantil, com acompanhamento de uma nutricionista. Não trabalhamos com itens congelados.
-
Horas por dia | Minibaby
- Permanência no Minibaby12
- Atividades diversas, estimulação da linguagem e coordenação motora8
- Refeições2
- Hora do soninho e cuidados com a higiene, banho e troca2
Esta é apenas uma referencia de horas diárias, sendo personalizada para cada criança.