Trabalharemos com as turmas durante o primeiro semestre deste ano, o projeto pedagógico intitulado “O mundo encantado do circo na Villa.” O tema escolhido nos remeterá a história do circo, desde os tempos mais antigos até a atualidade.
Mas você sabe os benefícios gerados ao aluno na metodologia que trabalha com projetos?
O trabalho com projetos aumenta a participação dos alunos, estimula a capacidade de aprendizagem cooperativa, proporcionando que o aluno seja o protagonista do seu próprio processo de construção do conhecimento.
Nessas imagens vemos as crianças do Jardim I A em um momento na nossa Sala de Informática Pedagógica. Trata-se de um espaço equipado com uma lousa interativa (touch screen), em ambiente Windows com acesso à internet, usado especialmente para pesquisa, dentre outras atividades ali propostas. Para a geração dos nossos alunos, o recurso audiovisual ilustra de forma consistente a complexidade do tema, muitas vezes desconhecido pelas crianças como é o universo do circo. A maior parte delas nunca esteve em um circo antes. Assim, todo recurso de pesquisa traz a aprendizagem concreta para o decorrer do projeto.
Nessa vivência do Jardim I A, a professora apresentou a elas como os circos podem ser transportados e posteriormente montados. Viram circos grandes como o Cirque du Soleil que é transportado por caminhões grandes e é montado por mais de 100 pessoas com ajuda de máquinas. E também circos pequenos, transportados por carros simples de transportes como vans e caminhões pequenos, muitas vezes em situações precárias, por pessoas, sem a ajuda de máquinas.
Após a exposição dos vídeos, as crianças imprimiram algumas imagens pesquisadas e montaram um cartaz coletivo que servirá como recurso visual da sala de aula, durante os trabalhos nesse projeto.