Já estamos em clima de Carnaval! E uma das vivências que teve como tema essa festa popular, foi a vivência com os brinquedos heurísticos no nosso Espaço de Vivência.
A professora Helena propôs às turmas do Minimaternal A e B montarem uma escola de samba com brinquedos heurísticos: tampinhas coloridas, funil colorido, forminhas de alumínio, toquinhos de madeira (troncos cortados), cones coloridos, etc…
Os brinquedos chamados heurísticos proporcionam à criança a possibilidade de explorar objetos simples do dia a dia de forma que possam ter a oportunidade de expandir suas ideias, sua criatividade, suas percepções sobre o mundo e suas sensações.
O brincar heurístico é a descoberta das coisas por si mesmo, e envolve a livre exploração de objetos não estruturados, como colheres, pegadores de massas, esponjas, pincéis, pedaços de madeira, pinhas, folhas de árvores, entre outros materiais de fácil acesso. Dispomos desses materiais no nosso Espaço de Vivência, ambiente todo voltado a essa prática.
E olhem como as montagens ficaram interessantes!
Quem já viu uma criança trocar um brinquedo sofisticado por uma caixa de papelão vazia?
A importância do contato das crianças com esse tipo de material é precioso para o seu desenvolvimento, pois elas tornam-se ativas e participativas em suas escolhas, apropriando-se do material que não é pronto. Isso ajuda na escolha dos papéis e na forma como irão brincar, oferecendo estímulos e qualidade nas experiências.