-
Você já reparou como as crianças adoram as cores? Mas, se você parar para pensar, a cor é um conceito abstrato. Para que a criança consiga distingui-las corretamente, é preciso o acúmulo de várias experiências até que, por volta dos 2 anos, quando o cérebro está pronto para isso, as crianças conseguem identificar e nomear as cores. – É importante que ela conheça as cores que estão presentes em todos os ambientes em que vive. Devemos diariamente, propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores possibilitando a ela identificá-las. Realizamos com as turmas do Minibaby muitas atividades com estimulações lúdicas para interiorizarmos a cor amarela: Linguagem musical e expressão corporal – música “Meu pintinho amarelinho”; Percepção espacial / lateralidade – circuito com banquinhos, bambolê, bola e caixa; Percepção visual – passeio pela escola, dentro do “elástico colorido” pela escola, para identificar figuras amarelas predispostas pelos espaços; Ritmo e movimento corporal – dançar com a bola amarela nos pés; Percepção tátil – manuseio dos brinquedos amarelos, apreciação da farinha de milho por meio do manuseio e colagem, pescaria das bolinhas amarelas com peneira; Registro de fixação – pintura com pincel largo e tinta guache amarela, colagem de serragem e da figura do pintinho; Pintura no azulejo com tinta guache; Percepção auditiva, visual e oralidade – história “O Pintinho” e “Lápis de cor”; Paladar – degustação da fruta banana.
Fotos