-
Atividades Complementares | Berçário
Música e movimento
Estamos cada vez mais voltados ao aperfeiçoamento do trabalho junto às nossas crianças. Sabemos que as evoluções são gradativas e as mudanças são necessárias para que alcancemos os objetivos esperados.
Neste ano de 2019, temos uma novidade nas turmas do Berçário e Minibaby: aulas de “Música e Movimento” ministrada pela professora Luciana Minechini Valieri. A Luciana possui uma ampla experiência, é formada em piano, tem bacharel em música e atua em nossa escola desde 2006 ministrando as aulas de Musicalização para as turmas da Educação Infantil.
Algumas famílias podem se perguntar: “Para que aula de “Música e Movimento” para crianças tão pequenas?”
As aulas de “Música e Movimento” são de grande importância, pois servem como recurso para a criança descobrir o mundo que a cerca, propicia uma intensa relação afetiva com o “outro”, estimula o raciocínio, desenvolve habilidades motoras, a capacidade de discriminar, comparar, classificar e identificar através dos sons, além de educar o “ouvir”, a atenção e a coordenação motora.
O processo de musicalização deve anteceder o aprendizado de um instrumento específico e tal processo pode ser iniciado desde que a criança se encontra no ventre materno.
Tudo isso deve ser trabalhado com os bebês e crianças pequenas da forma mais lúdica possível, como se fosse uma grande brincadeira. Através das aulas, proporcionaremos a eles experiências saudáveis, positivas e ricas nos aspectos afetivo, social, motor e intelectual.
“Antes da criança começar a falar, ela CANTA;
Antes de escrever, ela DESENHA;
No momento que consegue ficar em pé, ela DANÇA;
ARTE é fundamental para a expressão humana.”
(Phylicia Rashad)
Objetivo geral
Observar o desenvolvimento da criança em relação aos padrões para a faixa etária. Oferecer variações de estímulos para atingir melhoras significativas em seu desenvolvimento.
Conteúdos
1) Estimulação auditiva: Músicas / Sons
Objetivo: Reconhecer diferentes sons; explorar diferentes sons produzidos por instrumentos feitos de sucata e pela manipulação de objetos de convívio diário; imitar sons de animais, avião, chuva, etc.
Estratégia: Através de estímulos sonoros com auxílio de músicas, brinquedos que produzam sons como (latinhas, guizos, toquinhos de madeira, chocalho de garrafa plástica, folhas, etc).
2) Estimulação viso-motora: Manipular objetos (segurando, empurrando, puxando, jogando, etc.) como bolas, bambolês, bexigas, brinquedos puxados por um fio, entre outros.
Objetivo: Aprimorar a coordenação motora grossa e fina através da manipulação de diferentes objetos; fortalecer membros superiores.
Estratégia: Através de estímulos com auxílio de bolas de diferentes tamanhos, brinquedos, potes com tampas, saquinhos de grãos, bambolês, etc.
3) Estimulação motora: Rolar / Rastejar / Engatinhar / Andar / Correr / Saltar
Objetivo: Expressar diferentes formas de deslocamento segundo a sua necessidade; explorar o espaço a sua volta; aprimorar o andar e o correr evoluindo para o ato de saltar.
Estratégia: Através de estímulos com auxílio de corda, bola grande, banquinhos, cama elástica, colchonete, rolo grande, materiais de espuma (rampa, escada, túnel).
4) Estimulação sensória – motora
Objetivo: Explorar através dos órgãos dos sentidos (tato, visão e audição).
Estratégia: Através de estímulos com auxílio de saquinhos coloridos com diferentes materiais dentro, tapete das sensações, objetos de encaixe, brinquedos de montar e desmontar, etc.