Turma do Jardim II

maio 16, 2023

A turma do Jardim II A está vivenciando a sequência “um mundo de gigantes”. Nela trabalhamos escuta, fala, pensamento, imaginação, eu e o outro, nós, traços, sons, cores, formas, corpo, gestos e movimentos, espaço, tempos, quantidades, relações e transformações.
Para começo de conversa… pequeno, médio, grande e gigante… qual o tamanho das coisas para as crianças pequenas? No dicionário gigante é uma palavra que pode ser um substantivo ou um adjetivo… Então iniciamos os trabalhos trazendo para uma conversa com a turma o que significa a palavra gigante para elas. Ao longo desse percurso exploramos histórias, músicas, brincadeiras, arte…
Após nossa conversa exploramos a história “João e o pé de feijão” com os livros apoio do nosso material didático e a letra da música “O gigante” do grupo musical Tiquequê.
Conhecemos as construções gigantes do Brasil e aprendemos que o maior edifício que se chama Millennium Palace, a maior ponte que se chama Rio-Niteroi e o maior elevador urbano que chama elevador Lacerda. Após a conversa, em dupla, as crianças construíram seus edifícios e desenharam suas construções.
Conhecemos também um pouco mais sobre os animais gigantes do mar, da terra e do ar. Descobrimos que o Elefante da Savana é o maior animal terrestre, o albatroz-gigante é o maior animal aéreo e a baleia azul o maior animal aquático e o maior do mundo, podendo o seu tamanho chegar a 27 metros. Após as nossas descobertas fomos ao palco e desenhamos no chão com giz de lousa esses animais fantásticos.
Fecharemos esse percurso incrível com o estudo da escultura gigante “Puppy” do artista Jeff Koons. Feita com aço inoxidável, terra e manta geotêxtil, possui um sistema da irrigação interno e tem cerca de 12m de altura, e retrata um filhote de cachorro todo recoberto por flores e plantas. Está instalada no Museu Bilbao Guggenheim na Espanha. A partir dela exploraremos com a turma a estética da arte: forma, tamanho, cores e apreciação com o olhar de cada um sobre ela.

Quem foi que disse que as escolas precisam ter paredes?Visita do ex-aluno Pedro Gouveia Bauli