Nossa turminha do Berçário Fase II se divertiu com um brinquedo inusitado: caixas de papelão e giz de lousa.
Com o material a disposição no nosso quintal, deixamos as caixas de papelão para que as crianças entrassem, saíssem, empurrassem…
O uso desse material nas brincadeiras estimula a imaginação e a criatividade. As caixas de papelão podem virar cestas de basquete, carros ou até telas de pintura.
E com a liberdade proposta, eis que a brincadeira mudou de lugar. Da lousa, parte da turminha mudou para a parede de azulejo para a brincadeira de desenhar com giz.
Em uma mesma atividade vemos o uso da coordenação motora grossa (entrar e sair das caixas e as empurrar) e a coordenação motora fina (desenho com giz na lousa, nas caixas de papelão e na parede de azulejo).
A coordenação motora grossa é responsável pelos esforços físicos e movimentos mais amplos (que são as habilidades motoras fundamentais). Por isso, envolve atividade física e abrange grupos musculares maiores, gerando impactos. Ao contrário da coordenação motora grossa — que é mais ativa e cheia de energia — a coordenação motora fina é desenvolvida a partir de atividades mais sutis e delicadas.
A faixa etária da turminha do Berçário Fase II vai dos 10 aos 18 meses. Nessa fase a criança já sabe dar tchau, começa a dar os primeiros passos, joga propositalmente objetos no chão e observam como eles caem, coloca e tira itens de algum lugar, começa a comer com colherzinha e segura copo com as mãozinhas. Algumas brincadeiras interessantes a se fazer nessa fase são as de montar, pintar, correr e outras atividades, como essas que propomos no nosso quintal, que exploram vários aspectos da coordenação motora e da socialização dos bebês.